Nesta época do ano, quando eu era criança, minha mãe com a nossa ajuda (da criançada), preparava dezenas de biscoitos com uma cobertura branquinha feita de claras e açúcar.
Comíamos o tempo todo, mas ainda assim durava até o dia de Natal. Hoje em dia tem uma versão industrializada daquele biscoito e quando viajo para a minha cidade natal aproveito para comprar.
O industrializado nem de longe se compara ao caseiro, cujo sabor e textura estão enraizados na minha memória gustativa.
Guardo desde 2002 um jornal datado de 28 e 29 de dezembro daquele ano, que traz a receita original do biscoito da minha infância, a reportagem diz que é uma receita típica da culinária colonial alemã de Blumenau. No jornal o biscoito é chamado de Weinachstskuchen.
Precisou passar quase 10 anos para eu testar a receita. Gostei muito da massa, é fácil de dar o ponto (basta colocar a quantidade dos ingredientes, conforme a receita) e bem flexível para abrir e moldar os biscoitos.
O biscoito é bem gostoso, mas é uma receita bem simples, o que dá o toque especial é a cobertura de açúcar associada ao colorido que os granulados proporcionam.
Nós chamavamos de Pfefferkuchen (lê-se fefakuhen e significa bolo de pimenta), que é um tipo de bolo de natal (Weinachstskuchen). Só não sei o que aconteceu com a pimenta, porque esta receita não leva este ingrediente e nem porque chamar um biscoito de bolo, acho que com o tempo foi se perdendo a ligação com a receita original ou alguma confusão ao lembrar dos nomes corretos.
Massa
- 500 gramas de farinha de trigo
- 200 gramas de açúcar
- 75 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 4 ovos
- 1/2 colher de sopa (rasa) de bicarbonato de amônio
Misture todos os ingredientes, abra com rolo de massa, corte com cortador de biscoito. Leve para assar em forno médio, préaquecido. Unte a forma e deixe um espaço entre os biscoitos, porque eles crescem bastante. Deixe no forno até dourar, no meu forno precisa de 10 a 15 minutos para assar.
Cobertura
- 1 clara de ovo
- 1 e 1/4 xícara de glaçúcar ou de açúcar refinado
- gotas de limão
Bata a clara em neve, adicione o açúcar e o limão e bata até ficar bem firme.
Espalhe sobre os biscoitos já assados, decore com confeitos ou granulados coloridos.
Leve novamente para o forno baixo, por cerca de 5 minutos, ou até que a cobertura seque.
É bem rápido, o biscoito não deve continuar assando. Se quiser pode cobrir o fundo da forma com papel alumínio, para garantir que o biscoito não queime. Retire do forno e desenforme. Acondicione em potes bem fechados.
Dicas:
– Substitui o sal amoníaco da receita original pelo bicarbonato de amônio. Este último pode ser encontrado em lojas que vendem produtos para padaria.
– O bicarbonato do amônio além de fazer o biscoito crescer, contribuí para o biscoito ficar crocante.
Comments
Carregando...